Horário | Atividade |
---|---|
8h30-15h | Credenciamento |
9h-13h | Minicursos 1, 2 e 3 |
15h30-16h30 | Cerimônia de Abertura - Auditório |
16h30-18h30 | Palestra de Abertura: Maker: Uma nova abordagem para Tecnologia na Educação - Auditório • Prof. André Raabe (Univale) |
- | Coquetel de Recepção |
Horário | Atividade |
---|---|
8h-10h | Minicursos 4, 5 e 6 (Parte 01) |
10h-10h20 | Merenda |
10h20-12h20 | Palestra : Cultura Maker numa perspectiva internacional • Ana Beatriz (UFPE) - Auditório |
12h20-14h | Intervalo |
14h-15h30 | Sessões Técnicas - Sala 1, Sala 2, Sala 3 |
14h-15h30 | Palestra: Plataforma integrada MEC: Recursos Educacionais Digitais, Formação de professores e Ambiente Virtual de Aprendizagem - Auditório • Renilda Peres de Lima (Diretoria de Apoio às Redes de Educação Básica/SEB/MEC) • Alexandre Mathias Pedro (CGTI/SEB/MEC) |
15h30-15h50 | Merenda |
15h50-18h | Mesa-Redonda: Educação Conectada - Auditório • Lúcia Dellagnelo (CIEB) • Ig Ibert Bittencourt (MEC/UFAL) • Renilda Peres de Lima (SEB/MEC) |
ID | Autores | Trabalho | IES | Horário | Sala |
---|---|---|---|---|---|
42 | Paula Ventura | ALUNOS EM REDE: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA UTILIZANDO TECNOLOGIAS DIGITAIS | IFCE | 14h - 14h:20min | Sala 1 – Espaço Pedro Lazar |
74 | Renata Machado, Mayla Sousa, Otávio Sobreira Júnior, Lydia Pantoja, Germana Paixão | PRODUÇÃO DE VÍDEOS EDUCACIONAIS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA: IMPORTÂNCIA E DIFICULDADES SOB A ÓTICA DISCENTE | UECE | 14h:20min 14h:40min | Sala 1 – Espaço Pedro Lazar |
75 | Amanda Santos, Maria Santos, Tainan Sousa, Otávio Sobreira Júnior, Lydia Pantoja, Germana Paixão | PRODUÇÃO DE PODCASTS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO À DISTÂNCIA: ACEITAÇÃO, POSSIBILIDADES E SUGESTÕES DE APRIMORAMENTOS | UECE | 14h:40min - 15h | Sala 1 – Espaço Pedro Lazar |
115 | Pedrina Brasil, Tainá Medeiros, Isabel Nunes | UMA REVISÃO SISTEMÁTICA SOBRE O USO DE LEARNING ANALYTICS EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM BRASILEIROS | UFRN/UNP | 15h - 15h:20min | Sala 1 – Espaço Pedro Lazar |
9 | Alan Santana, Eduardo Aranha | COMPUTAÇÃO AFETIVA EM TUTORES VIRTUAIS ANIMADOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA | UFRN | 14h - 14h:20min | Sala 2 - Espaço Pedro Lazar |
10 | Diane Schlieck, Martha Borges | APRENDIZAGEM ESCOLAR NO CIBERESPAÇO: CAMINHOS TRILHADOS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL | UDESC | 14h:20min - 14h:40min | Sala 2 - Espaço Pedro Lazar |
49 | Joel Oliveira Cibelle Assis | APLICAÇÕES DO GEOGEBRA NO CÁLCULO DE FIGURAS PLANAS IRREGULARES: ENCONTRANDO A ÁREA DO ESTADO DO MAPA DA PARAÍBA | UEPB, UFPB | 14h:40min - 15h | Sala 2 - Espaço Pedro Lazar |
89 | Rayssa Hitzschky, Juliana Arruda, Liliane Siqueira, José Aires de Castro Filho, Cintia Lima | APRENDIZAGEM MÓVEL E O USO DE APLICATIVOS EDUCACIONAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: POSSIBILIDADES PARA A FORMAÇÃO DOCENTE | UFC | 15h - 15h:20min | Sala 2 - Espaço Pedro Lazar |
81 | Sidnéia Egido, Luciane Santos, Thais Andreetti, Ludimilla Freitas, Stephanie Basso | O USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES COM O APP INVENTOR | UFPR, UDESC | 14h - 14h:20min | Sala 3 - Espaço Pedro Lazar |
94 | Danilo de Souza, Gleiciane Farias, Gabriel de Sousa, Juscileide de Castro | CONTRIBUIÇÕES DE UM RECURSO EDUCACIONAL DIGITAL PARA O ENSINO DE COMBINATÓRIA: UMA LEITURA NA PERSPECTIVA DA TEORIA DOS CAMPOS CONCEITUAIS | UECE, UFC | 14h:20min 14h:40min | Sala 3 - Espaço Pedro Lazar |
116 | Tainá Medeiros, Jéssica Laisa, Eduardo Aranha, Marcia Lucena, Wendell Oliveira, Inhandui Ferreira | UM MAPEAMENTO E AVALIAÇÃO DE JOGOS DIGITAIS PARA ENSINO DE MATEMÁTICA | UNP, UFRN | 14h:40min - 15h | Sala 3 - Espaço Pedro Lazar |
118 | Amanda Maria de Oliveira, Samuel Batista, Débora Karoline de Azevedo, Rodrigo de Lima, Italo do Nascimento, Nelson de Oliveira, Dennys Maia | PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO DE UMA FERRAMENTA DESTINADA À ELABORAÇÃO DE PLANOS DE AULA DE FORMA COLABORATIVA | UFRN | 15h - 15h:20min | Sala 3 - Espaço Pedro Lazar |
Horário | Atividade |
---|---|
8h-10h | Minicursos 4, 5 e 6 (Parte 02) |
10h-10h20 | Coffee Break |
10h20-12h | Sessões integradas: • Mostra de Softwares Educativos e Objetos de Aprendizagem • Apresentação de Pôsteres |
12h-14h | Intervalo |
14h-15h30 | Sessões Técnicas - Sala 1, Sala 2, Sala 3 |
15h30-15h50 | Merenda |
15h50-18h | Palestra: Transformação digital e Educação Maker - Auditório • Prof. Luciano Meira (UFPE) |
ID | Autores | Trabalho | IES | Horário | Sala |
---|---|---|---|---|---|
11 | Lucas Pimentel, Marcos Nicolau | OS JOGOS DE TABULEIRO E A CONSTRUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL EM SALA DE AULA | UFPB | 14h - 14h:20min | Sala 1 – Espaço Pedro Lazar |
50 | Adriana Machado, Juliana Camara, Vicente Willians | ROBÓTICA EDUCACIONAL: DESENVOLVENDO COMPETÊNCIAS PARA O SÉCULO XXI | NTE/CRU | 14h:20min - 14h:40min | Sala 1 – Espaço Pedro Lazar |
84 | Charles Pimentel, Bruno Castro, Eric Gomes, Gabriel Azevedo, Lucas Schaedeler, Mauricio Pereira | PROGRAMAÇÃO VISUAL EM BLOCOS E LETRAMENTO DIGITAL: UMA INVESTIGAÇÃO REALIZADA POR MEIO DE UM PROGRAMA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA | ESESC/RJ | 14h:40min - 15h | Sala 1 – Espaço Pedro Lazar |
87 | Luciane Santos, Ludimilla Freitas, Túlio Tieppo, Stephanie Basso | ENSINANDO PROGRAMAÇÃO E ROBÓTICA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL | UDESC | 15h - 15h:20min | Sala 1 – Espaço Pedro Lazar |
12 | Gabriela Teles, Deyse Mara Soares, Thayana Sena, Mirella da Silva, Luciana de Lima | DOCÊNCIA E TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO: MATRIZES CURRICULARES DAS LICENCIATURAS | UFC | 14h - 14h:20min | Sala 2 – Espaço Pedro Lazar |
39 | Camila Porfírio, Otávio Sobreira Júnior, Lydia Pantoja, Germana Paixão | ATIVIDADES ASSÍNCRONAS EM UM CURSO DE GRADUAÇÃO A DISTÂNCIA: ACEITAÇÃO, PARTICIPAÇÃO E DESEMPENHO DOS DISCENTES | UECE | 14h:20min - 14h:40min | Sala 2 – Espaço Pedro Lazar |
46 | Rayane Ribeiro, Leilane Soares, Francisco Lobo, Jessica Pacheco, Vanessa Pereira, Roselita Mendes, Lydia Pantoja, Germana Paixão | PERCEPÇÃO INICIAL DOS DISCENTES DE UM CURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS A DISTÂNCIA: POSSIBILIDADES E DIFICULDADES | UECE | 14h:40min - 15h | Sala 2 – Espaço Pedro Lazar |
59 | Meline Carvalho, José Gerardo Vasconcelos, Edgar Marçal | IMPACTOS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NA VIDA DOS EGRESSOS: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DE ESTUDOS NA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL | UFC | 15h - 15h:20min | Sala 2 – Espaço Pedro Lazar |
125 | Meline Carvalho, José Gerardo Vasconcelos, Edgar Marçal | CONTRIBUIÇÕES DO ENSINO SUPERIOR À DISTÂNCIA NA QUALIDADE DE VIDA DE EGRESSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ | UFC | 15h:20min - 15h:40min | Sala 2 – Espaço Pedro Lazar |
27 | Elvis de Melo, Clésia Jordânia da Costa, Dennys Maia | METADADOS DE APPS PARA MATEMÁTICA: NÍVEIS DE ENSINO E DESCRITORES DE HABILIDADES | UFRN | 14h - 14h:20min | Sala 3 – Espaço Pedro Lazar |
32 | Francisco Sueudo Rodrigues, Geny Lucia Segundo, Lissiane Ribeiro | O USO DO CELULAR NA SALA DE AULA E A LEGISLAÇÃO VIGENTE NO BRASIL | SME/FOR | 14h:20min - 14h:40min | Sala 3 – Espaço Pedro Lazar |
91 | Cláudia Mendes, Jessica de Luca, Hermano Alexandre Rocha, Marcela Kubrusly, Edgar Marçal, Marcos Kubrusly | ANÁLISE DO USO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS PARA FINS NÃO RELACIONADOS AO CONTEÚDO: ESTUDO DE CASO EM UM CURSO DE MEDICINA | UFC | 14h:40min - 15h | Sala 3 – Espaço Pedro Lazar |
99 | Elvis de Melo, Edith Cristina da Nóbrega, Nathalie Rose Araújo, Rodolfo da Costa, Dennys Maia | REVISÃO DE LITERATURA SOBRE PRÁTICAS COM SMARTPHONES NA SALA DE AULA A PARTIR DE ANAIS DE CONGRESSOS DE INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | UFRN | 15h - 15h:20min | Sala 3 – Espaço Pedro Lazar |
ID | Autores | Trabalho | IES | Local |
---|---|---|---|---|
15 | Fabrício Caxias | O USO DO JOGO SIMCITY SOCIETIES COMO FERRAMENTA INTERDISCIPLINAR | EBEM | Mezanino |
21 | Vinícius Neves, Carlos Eduardo Silva, Daniela Terra | CLASSMATCH – AGENDA ESCOLAR ONLINE | IFMG | Mezanino |
34 | Thiago Messias, Anna Giselle Rodrigues, Heliana Soares | CORPO HUMANO 3D: USANDO A REALIDADE AUMENTADA NO ENSINO LÚDICO | UFRN | Mezanino |
56 | Juliana Santos, Jorge Santos, Lia Quinta, Marilyn Matos | PLATAFORMA WEB PARA APOIO AO ENSINO | IFMS | Mezanino |
78 | Cely Alencar, Ricardo Santos, Riclaudio Santos, Carlos Eduardo Macedo | REALIDADE AUMENTADA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA TOPOGRAFIA EM PROJETO DE ENGENHARIA CIVIL | UFC, UFS | Mezanino |
122 | Amanda Maria de Oliveira, Debora Karoline de Azevedo, Gabriel Barreto, Gelly Mota, Luís Eduardo Silva, Italo do Nascimento, Samuel Batista, Dennys Maia | SOFTWARE EDUCATIVO CONTAKG | UFRN | Mezanino |
ID | Autores | Trabalho | IES |
---|---|---|---|
18 | Giselle Lima | CINEMA E MUSEU: ANIMANDO DE FORMA DIVERTIDA E CULTURAL COM O SOFTWARE PIVOT | PREF/REC |
45 | Maria Lima, Marlene Araújo, Giselle Lima | CLUBE DE ROBÓTICA NA ESCOLA COMO ESPAÇO DE APRENDIZAGEM E INOVAÇÃO TECNOLÓGICA | PREF/REC |
47 | Marlene Araujo, Josefa Silva | VIVENCIANDO A REVOLUÇÃO DE 1817 COM A UTILIZAÇÃO DA ROBÓTICA DE ENCAIXE | PREF/REC |
55 | Igo Diniz, Stênio Rocha, Ynessa Santos, Apuena Gomes | ENSINO HÍBRIDO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | UFRN |
61 | Larissa Silva, Maria Eleny Vaz, Jaiane Ramos | TRANSFORMANDO A CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM TRABALHO COLABORATIVO DESENVOLVIDO ENTRE PROFESSORES DA SALA DE AULA E LABORATÓRIO DE INFORMÁTICA | UFC |
70 | Ricardo Adley Sena, Karinne Dantas, Vitoria Kelly do Nascimento | INCLUSÃO DIGITAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES POR MEIO DA ROBÓTICA EDUCACIONAL | IFRN |
79 | Kleber Kroll Silva, Jeandra de Souza, Louize Gabriela de Souza, Nickson Yallen Oliveira | O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS NAS ESCOLAS DO MUNICIPAL DE ASSÚ- RN | IFRN |
83 | Neide Aparecida de Medeiros, Carmélia Regina Xavier, Elvis de Melo Maria Aparecida de Andrade, Dennys Maia | RECURSOS EDUCATIVOS DIGITAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA EM ANAIS DE CONGRESSOS EM INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO | UFRN |
86 | Jaine Rannow Budke, Tullyo Gustavo Silva, Louane Karla Oliveira, Cibelle Martins | BANCO INTERDISCIPLINAR DE RECURSOS DIGITAIS (BIRD): CONCEPÇÃO DE UM REFERATÓRIO PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | UFRN |
92 | Tullyo Gustavo Silva, Rodrigo de Lima, Elvis de Melo, Antonio Igor de Oliveira, Mércia Pontes, Dennys Maia | HISABATI: AMBIENTE INTERATIVO SHISIMA PARA HABILIDADES EM TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO | UFRN |
95 | Laís Michelle Bandeira, Everton Brito, Felipe Jhonanta da Costa, Sidney Trindade, Cibelle Martins | PANORAMA DAS PUBLICAÇÕES SOBRE INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE NOS EVENTOS CTRL+E E WIE NOS ANOS DE 2015 À 2017 | UFRN |
96 | Rodolfo da Costa, Elvis de Melo, Edith Cristina da Nóbrega, Nathalie Rose Araújo | STARTMAKER: JOGO PARA INTRODUÇÃO DO PENSAMENTO COMPUTACIONAL COM FOCO EM PROGRAMAÇÃO DESPLUGADA | UFRN |
101 | Barbara Souza, Apuena Gomes, Juliana Oliveira, Cibelle Cristina de Almeida | FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM EAD USANDO A METODOLOGIA DO DESIGN THINKING: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA | UFRN |
103 | Ana Claudia Silva, Mauro de Souza Filho, Dennys Maia | ANÁLISE DE PLANOS DE AULA COM USO DE OBJETOS DE APRENDIZAGEM PARA MATEMÁTICA | UFRN |
109 | Keila de Fátima Nogueira, Kenedy Nogueira | APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS UTILIZANDO TECNOLOGIA EDUCACIONAL | IFTM |
121 | Isabel Carolina de Medeiros, Juliana Oliveira, Adja de Andrade, Neide Aparecida de Medeiros | JOGOS EPISTÊMICOS COMO MEIO FACILITADOR DO APRENDIZADO DOS ALUNOS DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL | UFRN |
123 | Lindemberg Santos, Leonardo Lima, Keila Cruz | O INÍCIO DE UMA PRÁTICA DE LETRAMENTO DIGITAL VOLTADA PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL | IFRN |
68 | Bruna Patrícia Baracho, Ádila Ferreira, Maria da Conceição Vieira, Yzynya Machado, Apuena Gomes, Cibelle Martins | SALA DE AULA INVERTIDA: INOVAÇÃO METODOLÓGICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES | UFRN |
73 | Lucineide Araújo, Marta Brito, Cibelle Martins | JOGOS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CONTRIBUIÇÕES PARA O PROCESSO DE APRENDIZAGEM | UFRN |
100 | Clodomir Lima Neto, Mixilene Lima, Karla Angélica do Nascimento, Francisco Jucivânio Sousa | A EXPECTATIVA DO USO DO BLOG PAPIRO MILITAR NO ENSINO DE MATEMÁTICA | IFCE, UFC, UNICHRISTUS |
110 | Maria Luciana Pereira, Carlos Henrique Cavalcante | COMPARATIVO ENTRE GAME ENGINES COMO ETAPA INICIAL PARA O DESENVOLVIMENTO DE UM JOGO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA | IFCE |
Horário | Atividade |
---|---|
8h-9h30 | Sessões Técnicas - Sala 1, Sala 2, Sala 3 |
9h30-11h | Palestra de Encerramento: Gamificação: uma ferramenta emergente para cursos a distância - Auditório • Daisyane Barreto - University of North Carolina • Charles A. Lynn - University of North Carolina |
11h-12h | Premiação Cerimônia de Encerramento |
ID | Autores | Trabalho | IES | Horário | Sala |
---|---|---|---|---|---|
13 | Thayana Brunna Sena, Gabriela Teles, Deyse Mara Soares, Mirella da Silva, Luciana de Lima | SOFTWARE DE AUTORIA E CONSTRUCIONISMO: UMA PROPOSTA DIDÁTICA EM GEOGRAFIA | UFC | 08h - 08h:20min | Sala 1 – Espaço Pedro Lazar |
14 | Deyse Mara Soares, Gabriela Teles, Thayana Brunna Sena, Mirella da Silva, Luciana de Lima | SOFTWARE EDUCATIVO PARA O ENSINO DE LITERATURA | UFC | 08h:20min - 08h:40min | Sala 1 – Espaço Pedro Lazar |
38 | Thaís Queiroz, Racquel Souza, Lydia Pantoja, Germana Paixão | BLOG EDUCACIONAL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE: CONTRIBUIÇÕES PARA A DIFUSÃO DAS PRÁTICAS DE CUIDADO FUNDAMENTADAS NO SABER POPULAR | UECE | 08h:40min - 09h | Sala 1 – Espaço Pedro Lazar |
53 | Tereza Dourado, Jaiane Ramos | UMA GERAÇÃO CONECTADA: EXPERIÊNCIA DE USO DO YOUTUBE POR MEIO DO CONCURSO ALUNO DIGITAL | FALC, UFC | 09h - 09h:20min | Sala 1 – Espaço Pedro Lazar |
43 | Vanessa Spinosa | HÁ FUTURO PARA O PASSADO? EXPERIÊNCIA INTERDISCIPLINAR COM TDICS NO ENSINO SUPERIOR | UFRN | 08h - 08h:20min | Sala 2 – Espaço Pedro Lazar |
44 | Mateus dos Santos | INCLUSÃO DIGITAL: REVISÃO TEÓRICA E ABORDAGENS QUANTITATIVAS DESSE TEMA EM TRABALHOS DE PÓS-GRADUAÇÃO NO BRASIL | IFSULDEMINAS | 08h:20min - 08h:40min | Sala 2 – Espaço Pedro Lazar |
60 | Jaciane Santos, Lidiane Queiróz, Letícia Silva, Francisco Silva | INVESTIGANDO O CYBERBULLYING ENTRE ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO: UM ESTUDO NO IFRN – PARELHAS/RN | IFRN | 08h:40min - 09h | Sala 2 – Espaço Pedro Lazar |
72 | Geisa Andrade, Anízia Oliveira, Marcelo Diniz | GEOGRAFIA E SANDBOX: CONTRIBUIÇÕES DA REALIDADE AUMENTADA PARA O ENSINO DAS FORMAS DE RELEVO | IFBA | 09h - 09h:20min | Sala 2 – Espaço Pedro Lazar |
7 | Emanuel Coutinho, Carla Bezerra | UMA AVALIAÇÃO INICIAL DO JOGO PARA O ENSINO DE TESTES DE SOFTWARE ITESTLEARNING SOB A ÓTICA DE UM SOFTWARE EDUCATIVO | UFC | 08h - 08h:20min | Sala 3 – Espaço Pedro Lazar |
24 | Guilherme Esmeraldo, Edson Lisboa, Lucas Fontes, Cícero Samuel Mendes | AMBIENTE INTEGRADO DE HARDWARE E SOFTWARE APLICADO AO ENSINO DE PROJETO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS | IFCE, IFS | 08h:20min - 08h:40min | Sala 3 – Espaço Pedro Lazar |
35 | Everton Barros, Juliana Araripe, Ailza Silva | VASO INTELIGENTE: UM PROJETO MAKER PARA AUTOMAÇÃO E MANUTENÇÃO DAS PLANTAS | CESAR SME/REC | 08h:40min - 09h | Sala 3 – Espaço Pedro Lazar |
36 | Juliana Araripe, Everton Barros, Marcos Azevedo | TABUTRÔNICA: UMA EXPERIÊNCIA QUE ARTICULA CULTURA MAKER E PRODUÇÃO COLETIVA DE ARTEFATOS EDUCACIONAIS | CESAR SME/REC | 09h - 09h:20min | Sala 3 – Espaço Pedro Lazar |