Chamadas de Trabalhos
Tópicos de Interesse
- Uso de objetos de aprendizagem
- Inclusão digital
- Educação aberta e a distância
- T-learning (e-learning, tv-learning, m-learning…) e aprendizagem ubíqua
- Formação docente para o uso da informática
- Ensino de computação e informática na Educação Básica e Superior
- Práticas educativas com tecnologias digitais
- Ambientes, softwares e hardwares para apoiar o ensino e a aprendizagem
- Engenharia de Software aplicada à Educação (métodos, técnicas e ferramentas)
- Inteligência Artificial aplicada à Educação
- Interação Humano-Computador aplicada à Educação
- Jogos, Simulação e gamificação na Educação
- CSCW na Educação (Blogs, wikis, redes sociais, sistemas colaborativos, etc)
- Sistemas multimídia na Educação
- Tecnologias assistivas e inclusivas na educação
- Robótica educativa
- Avaliação de softwares educacionais
Submissões
- Os trabalhos submetidos não devem constar identificação dos autores nem de suas instituições (submissão anônima)
- Os artigos completos submetidos podem ser escritos em Português, Inglês ou Espanhol, com dois resumos. Sendo um deles na língua que o artigo foi escrito e o outro em uma das linguas que o evento aceita. Por exemplo, caso o artigo seja escrito em português, o mesmo deve ter um resumo em Português e outro resumo em Inglês ou Espanhol.
- Os artigos submetidos, devem fazer uso do modelo para publicação de artigos da SBC, formato PDF, conter entre oito e doze páginas (incluindo figuras, tabelas, referências bibliográficas e anexos).
- As versões finais dos artigos aceitos devem ser enviadas no formato DOC, DOCX ou ODT.
- Cada submissão(artigo) será revisada por dois membros do Comitê de Programa. Em caso de discordância a submissão será revisada por um terceiro membro do Comitê. As avaliações servirão de base para a análise da Comissão.
- Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente em formato PDF, por meio do sistema Easy Chair.
Cronograma
05/02/2018 a 15/04/2018 - Período de submissão de trabalhos
15/05/2018 - Notificação de resultados
22/05/2018 - Prazo final para envio da versão final
05/06/2018 a 08/06/2018 - Realização do Ctrl+E 2018
Orientações Gerais
- Pelo menos um dos autores deve, obrigatoriamente, inscrever-se no congresso para apresentação do trabalho aprovado.
- Os autores dos melhores trabalhos do Ctrl+E serão convidados a submeter uma versão estendida para a revista Tecnologias na Educação
Artigos Completos Aceitos
A categoria
artigos completos permite a submissão de resultados originais consolidados, advindos de pesquisas científicas ou de relatos de experiência sobre tecnologias na educação. As submissões devem conter contribuições significativas para a área, que ainda não tenham sido submetidas ou publicadas em conferências ou periódicos científicos.
Submissões
As submissões de artigos completos devem estar escritas em Português, Inglês ou Espanhol, com um resumo em Português e outro resumo em língua estrangeira: Inglês ou Espanhol. As submissões devem ser anônimas e conter entre oito e doze páginas (incluindo figuras, tabelas, bibliografia e anexos) no modelo para publicação de artigos da SBC. Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente em formato PDF, por meio do sistema Easy Chair. As versões finais dos artigos completos devem ser enviadas em formatos DOC, DOCX ou ODT.
Recomenda-se, fortemente, consulta e referência a trabalhos publicados em edições anteriores do Ctrl+E, do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), bem como na Revista Tecnologias na Educação (TecEdu) e na Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE).
Não há limite para a quantidade de autores por trabalho.
Revisão
Cada submissão será revisada por, pelo menos, dois membros do Comitê de Programa. Em caso de disparidades e inconsistências entre os pareceres, um processo de metarrevisão será realizado para apoiar a decisão final da coordenação, havendo a possibilidade de envio para um terceiro revisor.
Apresentação
Pelo menos um dos autores deve, obrigatoriamente, inscrever-se no Congresso para apresentação do trabalho aprovado. Os trabalhos serão apresentados em 15 minutos, com mais 5 minutos para perguntas e discussão.
Publicação
Os trabalhos apresentados no Ctrl+E 2018 serão publicados em anais com ISSN. Os anais serão disponibilizados pela internet em CEUR Workshop Proceedings. Os autores dos melhores trabalhos completos do Ctrl+E serão convidados a submeter uma versão estendida para publicação na Revista Tecnologias na Educação organizado por um corpo editorial qualificado.
Lista dos Artigos Aceitos
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Coordenador
Prof. Dr. Dennys Leite Maia – IMD/UFRN
Cronograma
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Artigos Resumidos Aceitos
A categoria
artigos resumidos permite a submissão de relatos breves sobre pesquisas ou experiências em andamento que envolvam a informática na educação. As submissões devem conter resultados parciais e significativos para a área, que ainda não tenham sido submetidas ou publicados em conferências ou periódicos científicos.
Submissões
As submissões de artigos resumidos devem estar escritas em Português, Inglês ou Espanhol, com um resumo em Português e outro resumo em língua estrangeira: Inglês ou Espanhol. As submissões devem ser anônimas e conter entre cinco e sete páginas (incluindo figuras, tabelas, bibliografia e anexos) no modelo para publicação de artigos da SBC (PDF). Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente em formato PDF, por meio do sistema
Easy Chair. As versões finais dos artigos resumidos devem ser enviadas em formato DOC, DOCX ou ODT.
Recomenda-se, fortemente, consulta e referência a trabalhos publicados em edições anteriores do Ctrl+E e do Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), bem como na Revista Tecnologias na Educação (TecEdu) e na Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE).
Não há limite para a quantidade de autores por trabalho.
Revisão
Cada submissão será revisada por, pelo menos, dois membros do Comitê de Programa. Em caso de disparidades e inconsistências entre pareceres, um processo de metarrevisão será realizado para apoiar a decisão final da coordenação, havendo a possibilidade de envio para um terceiro revisor.
Apresentação
Pelo menos um dos autores deve, obrigatoriamente, inscrever-se no Congresso para apresentação do trabalho aprovado. Os artigos resumidos serão apresentados como pôster em sessões interativas.
Instruções gerais:
- o pôster deve estar preparado antes da data de apresentação;
- é de responsabilidade dos autores levar o pôster impresso e de acordo com as diretrizes do evento;
- no dia da apresentação, o pôster deve ser montado pelos próprios autores;
- o pôster deve ser montado com 30 minutos de antecedência do horário de início da sessão de pôster;
- o local de apresentação do pôster estará identificado com o ID do artigo resumido submetido ao evento;
- ao menos um autor deve estar presente para prestar informações sobre a pesquisa exposta no pôster;
- os autores são responsáveis por retirar o pôster ao final da sessão.
Instruções para confecção do Pôster:
- o Pôster deve ter as dimensões de 80 cm de largura X 110 cm de altura ou equivalente, sendo de responsabilidade do apresentador sua fixação;
- o Pôster deve ser impresso em cores;
- cada Pôster deve ter um cabeçalho que inclua: título, nome e endereço de email dos autores e respectivas filiações (idênticos aos presentes no artigo resumido);
- o conteúdo de cada Pôster deve mostrar uma sequência lógica, por exemplo: introdução, metodologia, resultados preliminares, discussões, conclusões e possibilidades de continuidade da pesquisa ou relato de experiência.
Sobre as premiações de melhor artigo resumido:
- os trabalhos concorrerão à premiação de melhor artigo resumido;
- três avaliadores do Comitê Científico do Ctrl+E avaliarão o seu Pôster;
- a apresentação para cada avaliador deve ser programada para durar entre 5 e 10 minutos;
- o(s) autor(es) do Pôster não devem ausentar-se do local da exposição durante toda a sessão;
- os autores devem ficar à disposição para responder a perguntas e curiosidades dos avaliadores ou demais visitantes da Sessão de Pôster.
Publicação
Os trabalhos apresentados no Ctrl+E serão publicados em anais com ISSN. Os anais serão disponibilizados pela internet em
CEUR Workshop Proceedings.
Lista dos Artigos Aceitos
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Coordenadora
Profa. Dra. Márcia Duarte Medeiros – UniFanor
Cronograma
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Mostra de Softwares e Objetos de Aprendizagem
A
mostra de software e objetos de aprendizagem é uma categoria que permite a submissão de relatos sobre objetos de aprendizagem e softwares voltados para a educação. Essa mostra tem por objetivo compartilhar ideias e experiências sobre o que tem sido desenvolvido para apoiar processos de ensino e aprendizagem. Esta é uma boa oportunidade para o diálogo com diversas instituições de ensino, empreendedores e educadores.
Submissões
As submissões para a mostra de software e objetos de aprendizagem devem estar escritas em Português, Inglês ou Espanhol, com um resumo em Português e outro resumo em língua estrangeira: Inglês ou Espanhol. As submissões devem ser anônimas e conter entre cinco e sete páginas (incluindo figuras, tabelas, bibliografia e anexos) no modelo para publicação de artigos da SBC (PDF). Os autores devem efetuar suas submissões eletronicamente em formato PDF, por meio do sistema Easy Chair (https://easychair.org/conferences/?conf=ctrle2018). As versões finais de submissões para mostra de software e objetos de aprendizagem devem ser enviadas em formatos DOC, DOCX ou ODT.
É desejável que as submissões desta categoria contenham os seguintes itens: justificativa pedagógica; disciplinas ou contexto em que o software pode ser utilizado; público alvo; processo de desenvolvimento adotado; tecnologias (linguagens, frameworks, etc.) utilizadas no desenvolvimento; apresentação do software (captura de telas) ilustrando potenciais usos em processos de ensino e aprendizagem; resultados ou impactos esperados do seu uso na educação.
IMPORTANTE: As submissões para mostra de software e objetos de aprendizagem devem conter um link para um vídeo de demonstração no Youtube (ou serviço online similar). As submissões que não indicarem um vídeo de demonstração serão desconsideradas.
Revisão
Cada submissão será revisada por, pelo menos, dois membros do Comitê de Programa. Em caso de disparidades e inconsistências entre os pareceres, um processo de meta-revisão será realizado para apoiar a decisão final da coordenação, havendo a possibilidade de envio para um terceiro revisor.
Apresentação
Pelo menos um dos autores deve, obrigatoriamente, inscrever-se no Congresso para apresentação do trabalho aprovado. Os softwares e objetos de aprendizagem serão apresentados em uma seção interativa de demonstração aos participantes do evento para compartilhar ideias, experiências e iniciar futuras parcerias. A organização do evento buscará oferecer a infraestrutura necessária aos autores para apresentarem seus softwares e objetos de aprendizagem (internet, computadores, etc.).
Sobre a preparação para a mostra:
- A data da realização da Mostra de Software será informada posteriormente;
- O local estará indicado na programação do evento (site) e no material impresso que cada participante receberá durante o cadastramento;
- Recomendamos que o(s) autor(es) cheguem, pelo menos, 30 minutos antes do horário previsto para o início da sessão;
- Após sua chegada, identifique-se junto à organização do evento para ser direcionado ao local destinado à exibição do seu software ou objeto de aprendizagem;
- É de responsabilidade do(s) autor(es) o equipamento (notebook/tablet/celular) necessário para apresentação do seu software ou objeto de aprendizagem. Recomendamos portarem adaptadores de tomadas e extensão para seus equipamentos.
Sobre as premiações de melhor software ou objeto de aprendizagem:
- Os trabalhos concorrerão à premiação de melhor software ou objeto de aprendizagem;
- Três avaliadores do Comitê Científico do Ctrl+E avaliarão os softwares ou objetos de aprendizagem apresentados;
- A apresentação para cada avaliador deve ser programada para durar entre 5 e 10 minutos;
- Apresente uma demonstração do uso do recurso, bem como o disponibilize para que os avaliadores e outros interessados o manipulem, quanto for o caso;
- Não se ausente do local da exposição durante toda a sessão;
- Após sua demonstração, o(s) autor(es) devem ficar à disposição para responder a perguntas e curiosidades dos avaliadores ou demais visitantes da mostra de software e OAs.
Publicação
Os trabalhos apresentados no Ctrl+E serão publicados em anais com ISSN.
Lista dos Artigos Aceitos
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Coordenadora
Profa. Dra. Maria de Fátima Costa de Souza - UFC
Minicursos Ofertados
Minicursos são eventos de curta duração sobre um tópico relevante para a área de Informática na Educação. Tais cursos oferecem oportunidades a alunos, educadores e pesquisadores de se atualizarem em temas diversos sobre o uso da Informática na Educação. Os minicursos terão duração de quatro 4 (horas) e serão apresentados em Português.
Submissões
As propostas de minicursos serão escritas em Português e submetidas
AQUI!. A data de submissão deve ser igual à data de envio de artigos.
Revisão
Cada submissão será revisada por, pelo menos, dois membros do Comitê de Programa. Em caso de disparidades e inconsistências entre pareceres, um processo de metarrevisão será realizado para apoiar a decisão final da coordenação.
Apresentação
Pelo menos um dos autores deve, obrigatoriamente, inscrever-se no Congresso para ministrar o minicurso aprovado. Os minicursos aprovados ocorrerão durante a programação do congresso, conforme a programação.
Publicação
Os autores das propostas de minicursos aprovados e apresentados serão convidados a escrever um artigo de cinco a sete páginas (versão estendida da proposta), no formato DOC, DOCX ou ODT para publicação nos anais do evento. Estas devem seguir o modelo para publicação de artigos da SBC (DOC e ODT) e enviada por e-mail ao coordenador da modalidade. As versões finais dos minicursos devem ser enviadas em formato DOC, DOCX ou ODT 15 (quinze dias após o evento).
Os artigos farão parte dos anais do Ctrl+E, com ISSN, e serão disponibilizadas pela internet em
CEUR Workshop Proceedings.
Minicursos Ofertados
Para fazer a sua inscrição no minicurso, acesse o formulário
AQUI!.
Coordenadora
Profa. Dra. Raquel Santiago Freire - UFC
Cronograma
Terça-feira, dia 05 – 9h às 13h
Obs.: todos os cursos têm duração de 04 horas.
Minicurso 01: Design Educacional na elaboração de materiais didáticos para cursos online: uma proposta de formação docente
Ministrantes: Edilene Cândido da Silva, Juliana Teixeira da Câmara Reis e Raiane dos Santos Martins
Ementa: Características dos materiais didáticos digitais; Planejamento, métodos e estratégias para elaboração de materiais; Perfis de aprendizagem na EaD; Orientação para elaboração de itens de testes e exercícios, visando a resolução de problemas e a investigação.
OBS: É recomendado que os participantes levem notebook para participar do minicurso.
Minicurso 02: Professor Youtuber sua vez e sua voz: Criando Vídeos Educativos
Ministrantes: Marcele Garrido, Selma Bessa e Eliziete Nascimento
Ementa: Possibilidades de utilização do YouTube e do Powtoon como ferramentas pedagógicas para potencializar a construção do conhecimento. Criação de vídeos educativos para o Youtube, de forma criativa, para o desenvolvimento da autonomia, colaboração com base no aprendizado prático com raízes na Cultura Maker e no potencial inovador dos participantes.
OBS: É recomendado que os participantes levem notebook para participar do minicurso e tenham uma conta no Gmail.
Minicurso 03: Gamificação na Prática
Ministrantes: Tancicleide Gomes, Patricia Restelli Tedesco.
Ementa: Discussão sobre o processo de gamificação na educação à luz dos seus principais referenciais e frameworks teóricos. Apresentação de métodos e artefatos que auxiliem o docente a incorporar a gamificação em sala de aula.
Quarta-feira, dia 06 e Quinta-feira, dia 07 – 8h às 10h
Obs.: todos os cursos têm duração de 04 horas.
Minicurso 04: Pedagogia Maker: Como o maker pode mudar o ensino
Ministrantes: André Raabe e Eduardo Borges
Ementa: Definição de Maker, Fundamentos Educacionais, Prática Pedagógica Maker, Reflexões sobre práticas
OBS: É recomendado que os participantes levem notebook para participar do minicurso.
Minicurso 05: Metodologias Ativas e a transformação da formação e prática docente
Ministrantes: Juliana Silva Arruda, Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira,
Rayssa Araújo Hitzschky, Ellen Lacerda Carvalho Bezerra.
Ementa: Características do docente contemporâneo. Disseminação das tecnologias digitais. Definição e conceituação de metodologias ativas. Apresentação de situações e projetos com o uso de metodologias ativas. Como aliar as metodologias ativas às tecnologias. Mapeamento de uma disciplina com o uso de metodologias ativas e aplicação prática das metodologias ativas.
Minicurso 06: Aprendizagem móvel no Ensino Fundamental: o uso de aplicativos educacionais de Língua Portuguesa e Matemática na prática docente.
Ministrantes: Rayssa Araújo Hitzschky, Cintia Arruda Lima,
Juliana Silva Arruda, Liliane Maria Ramalho de Castro Siqueira.
Ementa: Contextualização do uso de dispositivos móveis. Conceituação de aprendizagem móvel. Apresentação de aplicativos educacionais de Língua Portuguesa e de Matemática e a relação com os descritores da matriz SAEB. Estudo de critérios de avaliação de aplicativos educacionais.
Obs.: É recomendado que os participantes levem dispositivos móveis (tablets ou celulares) com sistema Android para participar do minicurso.
Certificados
Em Breve